fitoplâncton ( os menores organismos vegetais do mundo ) são a base da cadeia alimentar global, que habitam as camadas superiores dos oceanos do mundo. Aumentos na exposição UVB desencadear uma resposta protectora imediato de plâncton , causando-lhes a afundar inferior para a água . Embora isso garante a sobrevivência do organismo individual, isso também significa que a planta recebe menos luz solar para a fotossíntese , sufocando assim o crescimento . Outra preocupação é que UVB pode simplesmente matar populações inteiras de plâncton , podendo levar ao colapso de toda a cadeia alimentar .
Vida animal
radiação UVB foi encontrado para causar danos a todas as variedades de animais aquáticos, inclusive peixes , camarões, caranguejos , anfíbios e mamíferos marinhos . Os efeitos podem variar de capacidade reprodutiva diminuiu para o desenvolvimento larval prejudicada. Os animais aquáticos mais afetados tendem a ser menor , pois mesmo pequenos aumentos na exposição UVB podem diminuir o tamanho da massa e da população. Menos pequenos animais aquáticos significa que animais maiores têm menos para se alimentar , esgotando os números da população em todo o espectro .
Ciclos biogeoquímicos
Os oceanos representam uma das biogeoquímicos mais crítico , ou de nutrientes, ciclos em todo o ecossistema . Através da evaporação , condensação e precipitação , a água se move elementos químicos em toda a biosfera. Aumentos de radiação ultravioleta pode causar instabilidade em ciclos naturais da Terra e levar a um aumento dos gases do efeito estufa. Por exemplo, as lojas de fitoplâncton enormes quantidades de carbono nos oceanos . Quando a população de plâncton diminui, a quantidade de carbono na atmosfera aumenta , elevando as temperaturas globais . Tais mudanças podem desestabilizar grandemente função planetária.