Em 1903 , o comerciante de café alemão Ludwig Roselius introduziu o primeiro café descafeinado . O café , chamado Sanka , foi descafeinado utilizando benzeno como solvente . Os grãos de café foram cozinhados pela primeira vez em uma solução de água salgada. O benzeno foi então adicionado para retirar a cafeína dos grãos de café . Embora a Kraft Foods adquiriu e ainda distribui café Sanka nos Estados Unidos , o processo decaffeinating não usa mais de benzeno.
Solvente
Benzeno foi amplamente utilizado como solvente na início do século 19 . O benzeno foi utilizado em todos os aspectos do processo de tomada de borracha , especialmente em fábricas de pneus . Apesar de relatos iniciais que o benzeno causou anemia e outras doenças em trabalhadores de fábrica, a sua utilização como um solvente expandiu muito durante a Primeira Guerra Mundial se tornou um Benzeno solvente primário para o couro artificial, cola, tinta , limpeza a seco e de combustíveis. Embora o benzeno é comprovada a causar a doença, que ainda é usado em muitas indústrias industriais modernas .
Explosivos e Napalm
Benzeno foi um ingrediente-chave em versões iniciais de napalm . Como o composto orgânico cresceu em popularidade durante o advento da Primeira Guerra Mundial , o exército experimentou com explosivos e armas baseadas no benzeno . Em ambos moderno e as primeiras versões do napalm , o benzeno é usado como um agente espessante . O benzeno também foi usado em formas primitivas de explosivos devido a sua alta inflamabilidade.
Gasolina
Antes da década de 1950 , o benzeno era usado como aditivo antidetonante na gasolina . No entanto, o percentual não foi regulamentada pelo governo, e de combustível pode conter até vários por cento no valor de benzeno. Embora chumbo tetraetila substituído benzeno na década de 1950 , as preocupações ambientais causou uma mudança global para a gasolina sem chumbo. O benzeno é um ingrediente na gasolina moderno, embora a regulamentação do governo limita sua presença a 1 ou 2 por cento.