Uma das primeiras mudanças fisiológicas , aumento da freqüência respiratória e profundidade, ocorrem no corpo em poucas horas de chegar a uma altitude elevada , devido à menor concentração de oxigênio no sangue. Respirando com mais freqüência e mais profundamente permite que os pulmões para absorver mais oxigênio e liberar mais dióxido de carbono , levando a um processo conhecido como hiperventilação. Normalmente, depois de cerca de uma semana no maior altitude , a freqüência respiratória diminui à medida que outras mudanças fisiológicas ajudar o corpo a absorver oxigênio.
Kidney excreção
A taxa respiratória aumentada e resultando hiperventilação leva para o corpo tornando-se mais alcalino . Para tornar o corpo mais ácido , os rins começam a segregar bicarbonato na urina . Os rins são responsáveis pela filtragem do sangue e removendo os resíduos , que são então excretados na urina . Tendo os rins excretam bicarbonato alcalino na urina é o corpo da maneira de restaurar o equilíbrio do pH .
Cardíaca
Em altitudes mais elevadas, o coração bate mais rápido e certas funções corporais não essenciais , tais como a digestão dos alimentos , são interrompidos ou reduzidos a permitir que o corpo a se concentrar mais energia em aumentar as concentrações de oxigênio . Depois de um período de tempo na mesma altitude , a frequência cardíaca geralmente retorna ao normal. Aumento da frequência cardíaca também é uma adaptação imediata para altitudes mais elevadas.
Hematopoese
Hematopoese é o termo científico aplicado à produção de células vermelhas do sangue. Em altas altitudes , hematopoiese é aumentada, levando ao aumento da concentração de glóbulos vermelhos no sangue. Esta mudança acontece dentro de quatro a cinco dias de vida em uma altitude mais elevada. Seu objetivo é aumentar a capacidade do sangue de transportar oxigênio . Uma pessoa geralmente tem de 30 a 50 por cento mais glóbulos vermelhos , uma vez que eles se aclimatar a uma certa altitude, do que eles fizeram ao nível do mar .
Capilarização
capilares são o menores vasos sanguíneos no corpo . Eles permitem a troca de oxigênio , dióxido de carbono , nutrientes e resíduos entre o sangue e os tecidos circundantes. Em altitudes mais elevadas, o corpo forma mais capilares no músculo esquelético para permitir que mais oxigênio para atingir o tecido .