casa | | Informação em Saúde > | Segurança Pública Saúde | Pesquisa Médica
Você precisa consultar um médico sobre DST?
Sim, é fundamental consultar um médico se você suspeitar que tem uma doença sexualmente transmissível (DST). As DSTs são infecções que podem ser transmitidas através do contato sexual, incluindo relações sexuais, sexo oral e sexo anal. Algumas DSTs podem ser facilmente curadas com medicamentos, enquanto outras podem ter graves consequências para a saúde se não forem tratadas.
Aqui estão alguns motivos pelos quais você deve consultar um médico se achar que tem uma DST:
*
O diagnóstico e o tratamento precoces podem prevenir sérios problemas de saúde. Algumas DSTs, como clamídia e gonorréia, podem causar infertilidade, doença inflamatória pélvica (DIP) e outras complicações de longo prazo se não forem tratadas imediatamente.
*
Você pode precisar de medicação para curar a DST. Algumas doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis, só podem ser curadas com antibióticos. O diagnóstico e o tratamento precoces podem impedir que a DST se espalhe para os seus parceiros sexuais e ajudar a proteger a sua saúde.
*
Talvez você precise fazer exames para outras DSTs. Se você tem uma DST, corre um risco maior de contrair outras DSTs. Seu médico pode recomendar testes para outras DSTs para garantir que você receba o tratamento apropriado.
*
Você pode ajudar a prevenir a propagação de DSTs. Consultando um médico e recebendo tratamento para uma DST, você pode ajudar a proteger seus parceiros sexuais contra infecções.
É importante ressaltar que algumas DSTs não causam sintomas, por isso é possível ter uma DST sem saber. Se você teve relações sexuais desprotegidas, é uma boa ideia consultar um médico para fazer exames, mesmo que não apresente nenhum sintoma.
Não espere para consultar um médico se achar que pode ter uma DST. O diagnóstico e o tratamento precoces podem ajudar a proteger a sua saúde e a saúde dos seus parceiros sexuais.