casa |  | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | Pesquisa Médica

Como um erro médico difere de um evento adverso?

Um erro médico é qualquer ato não intencional (seja de omissão ou comissão) ou que não atinge os resultados pretendidos [1]:
- O evento ou circunstância que leva a um resultado não intencional ou indesejável
- O resultado indesejável em si
- Um ato que inadvertidamente está em desacordo com padrões ou expectativas
- Um incidente

É importante ressaltar que nem todos os erros médicos resultam em danos ao paciente. Por outro lado, um evento adverso representa um resultado negativo para um paciente da gestão de cuidados de saúde, em vez de um erro na gestão
[2]:
- Qualquer lesão física não intencional que resulte em incapacidade, deficiência, doença, dor, sofrimento, desconforto, dano psicológico ou morte, para a qual a prestação de serviços de saúde seja um fator contribuinte.
- Um incidente durante o tratamento médico que leva a danos ou lesões não intencionais a um paciente, mas que não está relacionado com a história natural ou progressão da doença do paciente ou condição médica subjacente.

Um evento adverso também pode ser descrito como qualquer lesão ou complicação não intencional que resulte em incapacidade, desconforto, prolongamento da hospitalização ou morte, para a qual o manejo médico (incluindo a omissão), em vez da condição subjacente do paciente, é um fator contribuinte.

Em outras palavras, erro médico é qualquer desvio do padrão de atendimento, enquanto evento adverso é qualquer dano resultante de atendimento médico, independentemente de ter sido devido a um erro ou não.

Referências:

1. James JT. Uma nova definição de erro médico baseada em evidências. Qual Saf Saúde. Agosto de 2013;22(8):698-700. doi:10.1136/qshc.2012.001317. PMID:23543389; PMCID:PMC3743333.
2. Evento adverso. Definição Médica de evento adverso. (2022, 20 de novembro). MedicinaNet. Recuperado em 25 de novembro de 2022, em https://www.medicinenet.com/adverse_event/definition.htm