casa | | Informação em Saúde > | Segurança Pública Saúde | Pesquisa Médica
Por que a epidemiologia é difícil?
Existem várias razões pelas quais a epidemiologia é difícil.
*
A coleta de dados costuma ser difícil e demorada. Os epidemiologistas precisam de recolher dados sobre um grande número de pessoas, o que pode ser difícil de fazer. Por exemplo, se um epidemiologista estiver a estudar a relação entre o tabagismo e o cancro do pulmão, terá de recolher dados sobre milhares de pessoas, tanto fumadores como não fumadores. Isso pode envolver pesquisas, entrevistas e revisão de registros médicos.
*
Variáveis confusas podem dificultar a determinação de relações causais. Variáveis de confusão são fatores que podem influenciar a relação entre duas variáveis. Por exemplo, se um epidemiologista estiver a estudar a relação entre poluição atmosférica e asma, terá de ter em conta variáveis confusas, como tabagismo, dieta e exercício.
*
O preconceito também pode dificultar a determinação de relações causais. O viés é um erro sistemático que pode ocorrer em qualquer tipo de pesquisa. Por exemplo, se um epidemiologista estiver a estudar a relação entre um novo medicamento e uma doença, pode ser tendencioso a favor do medicamento.
*
Estudos epidemiológicos costumam ser caros. A realização de um estudo epidemiológico pode ser muito dispendiosa, especialmente se envolver um grande número de pessoas ou se exigir equipamento especializado.
Apesar dos desafios, a epidemiologia é um campo de estudo muito importante. Os epidemiologistas ajudam-nos a compreender as causas das doenças e a desenvolver estratégias para prevenir e tratar doenças.