casa |  | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | Pesquisa Médica

Quais são os 7 obstáculos à aprendizagem do paciente?

1. Falta de motivação . Os pacientes podem não estar motivados a aprender sobre a sua condição ou tratamento se não sentirem que isso fará diferença, se tiverem medo do que poderão descobrir ou se não tiverem o apoio de que necessitam.


2. Baixo nível de alfabetização . Os pacientes podem ter dificuldade em compreender os materiais educativos se tiverem poucas competências de literacia, o que torna difícil seguir as instruções ou compreender a importância do seu tratamento.


3. Comprometimento cognitivo . Pacientes com deficiências cognitivas, como demência ou delirium, podem não ser capazes de processar informações da mesma forma que aqueles sem essas deficiências e podem ter dificuldade em aprender novas informações ou em lembrar o que lhes foi ensinado.


4. Barreiras linguísticas . Os pacientes que não falam inglês podem ter dificuldade em compreender os materiais de educação do paciente ou em comunicar com os seus prestadores de cuidados de saúde, o que torna difícil obter as informações de que necessitam e tomar decisões informadas sobre os seus cuidados.


5. Diferenças culturais . As crenças e práticas culturais podem afetar a forma como os pacientes veem a sua condição e o tratamento e podem influenciar a sua vontade de seguir as recomendações do tratamento.


6. Barreiras financeiras . Os pacientes podem não ter condições de pagar os medicamentos, tratamentos ou terapias que lhes são recomendados, o que pode dificultar o cumprimento do seu plano de tratamento e melhorar os seus resultados de saúde.


7. Falta de acesso a cuidados de saúde . Os pacientes que não têm acesso a cuidados de saúde ou que vivem em zonas rurais ou desfavorecidas podem ter dificuldade em obter a educação de que necessitam e em ter as suas necessidades de saúde satisfeitas, o que pode atrasar ou impedir que recebam os cuidados de que necessitam para se manterem saudáveis.