casa | | Informação em Saúde > | Segurança Pública Saúde | Pesquisa Médica
Que evento médico significativo ocorreu em 1978?
A primeira fertilização in vitro (FIV) bem-sucedida do mundo, resultando em um nascimento vivo. Em 25 de julho de 1978, Louise Brown tornou-se o primeiro bebê humano nascido como resultado de fertilização in vitro (FIV). O procedimento bem-sucedido foi realizado pelo Dr. Robert Edwards e Dr. Patrick Steptoe na Clínica Bourn Hall em Cambridge, Inglaterra.
O nascimento de Louise Brown foi um momento marcante na história da medicina, pois demonstrou a viabilidade da fertilização in vitro e abriu o caminho para milhões de crianças que seriam concebidas através deste método nos anos seguintes. Desde então, a fertilização in vitro tornou-se um tratamento comum e amplamente aceito para a infertilidade, com mais de 8 milhões de crianças nascidas em todo o mundo através da fertilização in vitro em 2019.
O sucesso da fertilização in vitro foi o culminar de anos de pesquisa e experimentação do Dr. Edwards e do Dr. Steptoe, que trabalhavam na técnica desde o início dos anos 1960. Sua descoberta baseou-se no desenvolvimento de um método para fertilizar um óvulo fora do corpo, que poderia então ser implantado no útero da mãe.
O nascimento de Louise Brown teve um impacto profundo no campo da medicina reprodutiva e na sociedade como um todo. Trouxe esperança a milhões de casais inférteis que anteriormente não conseguiam conceber e também provocou um debate acirrado sobre as implicações éticas das tecnologias reprodutivas como a fertilização in vitro. No entanto, o significado geral do nascimento de Louise Brown como o primeiro “bebé de proveta” não pode ser subestimado, uma vez que abriu novas possibilidades para aqueles que procuram construir uma família.