Respiração usa quatro vias metabólicas para converter moléculas de glicose em combustíveis celulares. Cada uma ajuda para armazenar e transferir os fornecimentos de energia , enquanto trabalha para quebrar moléculas de carbono no processo . Os passos envolvidos são todos desencadeada por reacções químicas provocadas pelas enzimas . A energia criada uma vez que a glicose é quebrada é armazenada no ATP ( adenosina trifosfato ) moléculas dentro da célula.
Processo
glicólise , o ciclo de Krebs, cadeia de transporte de elétrons e a síntese de acetil - CoA são os quatro percursos metabólicos envolvidos na respiração aeróbia . Glucose, dióxido de carbono e água são os produtos finais deste processo . Uma vez concluída , cada molécula de glucose é capaz de produzir até 34 moléculas de ATP . Funções respiratórias dentro da célula , mas são parte do processo metabólico geral. E, enquanto a produção de ATP requer oxigênio , glicólise, ou a quebra de glicose, que não faz. Ambos os processos aeróbios e anaeróbios são necessários para que as células convertem nutrientes necessários em fontes de energia utilizáveis.
Função
A respiração é um processo celular contínua que mantém células individuais vivo e em funcionamento. Tanto quanto os sistemas de conversão de energia ir, é altamente eficiente , convertendo 40 por cento da energia da glicose em ATP. O restante é liberado na forma de calor que é usado para aquecer o corpo . Moléculas de ATP em seguida trabalhar no sentido crescente , e dividindo-se a reparação corpos celulares
. Da energia gerada pela respiração também contribui para a produção de DNA , RNA , aminoácidos , antibióticos e feromonas dentro das células . Estas são moléculas complexas --- também chamados metabólitos --- que resultam de um processo chamado de biossíntese . Moléculas de ATP fornecer o combustível necessário para converter as moléculas celulares simples em metabólitos.
Características
A estrutura molecular do ATP desempenha um papel importante na forma como a energia é armazenada , usados e reciclado durante a respiração . ATP é constituído por um carboyhydrate ( ribose ) , uma base de ácido nucleico ( adenina ) e três grupos fosfato , ou iões . A energia é liberada quando um de seus grupos de fosfato quebra da molécula. ATPase ( adneosine triphosphatase ) é a enzima que quebra a ATP.
Componentes
Devido à capacidade do ATP para salvar e história de energia quando necessário , é considerado a moeda do todas as células . A sua capacidade acrescida para reciclar -se no âmbito do processo de respiração células assegura um fornecimento contínuo de esta molécula necessária . Ele faz isso através de sua interação com a enzima ATPase . Essa enzima quebra de ATP em ADP e para baixo de componentes de fosfato , que servem como células combustíveis . Este processo tem também um recurso interno que permite que os subprodutos desses componentes para se recombinam para formar novas moléculas de ATP .