Lave as mãos. É importante lavar as mãos antes e depois de manusear culturas de bactérias . Lavar as mãos vai contaminar a amostra com outras espécies de bactérias. Lavar as mãos após o manuseio das culturas garante que você não vai se espalhar -los a outros .
2
Gram uma amostra em uma lâmina de microscópio. A coloração de Gram identifica a estrutura da parede celular das bactérias , e que utiliza um corante púrpura chamado violeta de cristal , o qual é deixado cair sobre a amostra de micróbio . A parede celular de bactérias , denominado peptidoglicano , absorve o corante púrpura . Uma mancha de cor púrpura escura sob o microscópio identifica as bactérias como espécies gram-positivas , ou seja, há um conteúdo de peptidoglicano mais elevado do que em bactérias gram-negativas . Bactérias Gram-positivas têm mais fatores de virulência , mas o maior teor de peptidoglycan torna mais suscetíveis aos antibióticos. Uma cor rosada identifica as bactérias Gram -negativas , ou seja, as paredes celulares são mais finas e menos complexas .
3
Identificar a forma das bactérias . Redondas, formas circulares são nomeados usando o termo " cocos ", enquanto que as bactérias em forma de bastonete são chamados de " bacilo ". Bactérias em forma de espiral são mais difíceis de identificar , pois semelhante ao bacilo. Espirais são denominados " espirilos . "
4
Identificar o tipo de agrupamento. Bacillus são normalmente encontrados em pares ou em cadeias longas , dando-lhes o prefixo " diplo ". Cocos são normalmente encontrados em grupos , e eles são chamados de " staphylococcus ". Longas cadeias de cocos são denominados " streptococcus ".
5
Realizar um teste de resistência a antibióticos . Algumas espécies de bactérias são resistentes a alguns antibióticos e sensíveis a outros. Usando vários antibióticos diferentes, tais como penicilina , cefalosporinas e fluoroquinolonas , teste para ver se as colônias de sobreviver à exposição e são resistentes a qualquer ou todos os antibióticos.