teste de DNA tem um número enorme de aplicações na vida cotidiana. Porque cada pessoa possui uma seqüência única de DNA , o teste genético é amplamente utilizado como uma forma de identificar os indivíduos , tanto para testes de paternidade ou em ambientes criminais. Na área médica , o teste de DNA de diagnóstico está rapidamente se tornando uma prática comum , ajudando a diagnosticar doenças atuais , ou para alertar os pacientes que são portadores de genes que aumentam suas chances de desenvolver certos tipos de câncer ou outras doenças .
Potencial
teste de DNA permite aos indivíduos para descobrir o que as doenças são mais propensos a desenvolver , o que pode permitir-lhes tomar medidas preventivas e evitar o aparecimento das doenças . Um dos aspectos mais promissores da pesquisa de DNA é o conceito da chamada " medicina personalizada", o que permitiria que os médicos a costume-costura uma medicação para caber única composição genética de uma pessoa. Isso pode reduzir significativamente as complicações e aumentar a eficácia dos tratamentos .
Prós
teste de DNA provou ser extremamente útil no mundo de justiça criminal. Não só os autores de testes genéticos ajudam a captar , mas a evidência de DNA também tem sido usada para exonerar mais de 200 pessoas que foram injustamente condenados por crimes.
Teste de DNA tem ainda tornou possível para triagem de certos genes de doenças antes de uma criança nasce . Usando uma técnica chamada diagnóstico genético pré -implantação (PGD ) , os casais submetidos a fertilização in vitro pode selecionar os embriões potenciais antes de implantá -los no útero , garantindo que nenhum dos seus filhos vai levar genes de doenças . Em abril de 2008 , jornais ingleses relataram que um casal havia usado PGD para examinar seus embriões para o gene BRCA -1, que teria dado as suas crianças do sexo feminino uma chance de 50 a 85 por cento de desenvolver câncer de mama na vida adulta. Selecionando os embriões antes de implantá -los no útero, eles foram capazes de garantir que a sua filha recém-nascida carregava uma cópia saudável do gene , reduzindo significativamente o risco de câncer de mama.
Contras
Enquanto os americanos em geral apoiar a investigação genética , as pesquisas mostram muitos temem que os empregadores e companhias de seguros poderiam usar a informação genética de uma pessoa para discriminá-los no local de trabalho ou na obtenção de seguros. Em resposta a esta preocupação , o Congresso aprovou a Lei de Informação Genética Nondiscrimination em 2008 , o que coloca limites sobre as formas as seguradoras e os empregadores podem usar esta informação .
E, claro , a genética traz consigo o legado feio do movimento eugênico , que procurou melhorar a sociedade através de uma melhor " criação " de pessoas. A partir do final do século 19 na América e Grã-Bretanha , as idéias eugênicas eventualmente se estabeleceram na Alemanha, onde a idéia de " pureza genética " se tornou um marco da agenda nazista. Enquanto os governos já não estão envolvidos em programas sistemáticos para eliminar genes indesejáveis , vários filmes recentes (incluindo " Gattaca " e " A Ilha" ) e comentaristas têm explorado a possibilidade de que o teste genético permitirá ao "engenheiro" crianças com características desejáveis.
Considerações
indivíduos, considerando passando por testes genéticos deve pensar muito cuidadosamente sobre as implicações de sua decisão. Certamente , não pode haver benefícios para saber que você tem uma predisposição genética para a doença cardíaca ou câncer , de modo que possam ser tomadas medidas preventivas. No entanto, há também a possibilidade de descobrir que você carrega um gene para uma doença incurável , como a doença de Alzheimer ou de Parkinson.