É comum que histologistas para estudar células e tecidos usando o microscópio. Por exemplo, se uma seção de tecido é retirado para análise, histologistas pode usar um microscópio em combinação com outras ferramentas para determinar se a amostra é cancerígeno.
Examinando Forensic Evidence
as provas recolhidas na cena do crime podem conter informações que não é visível a olho nu . Por exemplo, estrias em balas podem ser examinados sob um microscópio para ver se eles combinam balas tiro de uma arma particular.
Determinação da saúde de um ecossistema
é comum que os biólogos de campo para monitorar a saúde de um ecossistema particular, tal como um fluxo , usando microscópios para identificar o número e diversidade de organismos em uma determinada região ao longo do tempo .
Estudando o papel de uma proteína dentro de um celular
cientistas encontrar microscópios uma ferramenta valiosa quando eles estudam a função das proteínas dentro das células . Com a tecnologia de hoje, muitas proteínas podem ser rotulados com um tag e estudado em células vivas .
Estudar estruturas atômicas
microscópios potentes , como os microscópios de força atômica têm ajudado os cientistas em estudar as superfícies de átomos individuais .