Empresas de cosméticos , bem como aqueles que estão envolvidos na produção de alimentos e produtos farmacêuticos podem utilizar conservantes aprovado em níveis prescritos em seus produtos. Estes preservativos , incluindo parabens , proteger os produtos do crescimento de micro- organismos nocivos. Parabens também ajudam a preservar a integridade química de produtos cosméticos.
Identificação
Os consumidores podem determinar se os produtos que deseja comprar contêm parabenos , lendo a lista de ingredientes ativos , que são obrigados por lei a ser declarado no rótulo do produto. Ingredientes que contêm parabenos tipicamente incluir a palavra em seu nome , ou seja, propilparabeno , butilparabeno , metilparabeno ou benzilparabeno .
Considerações
Parabens foram mostrados para ter certeza propriedades similares ao estrogênio e foram encontradas em tumores de mama cancerosas. No entanto, não foi determinado que os parabenos foram responsáveis pelo desenvolvimento ou crescimento dos tumores cancerígenos , nem foi determinado se parabens teve qualquer efeito nocivo sobre o tecido saudável normal.
Efeitos
os Estados Unidos Food and Drug Administration (FDA) , em resposta a preocupações com questões de saúde pública em relação ao uso generalizado de parabenos como conservantes , participou de uma reavaliação da adequação do conservante para utilização em produtos de consumo . O Cosmetic Ingredient Review (CIR) , da qual a FDA é um membro não-votante , concluiu que, devido aos níveis extremamente baixos de parabens envolvidos em produtos de consumo , que era " improvável que os parabenos podem aumentar o risco associado à exposição a produtos químicos estrogênicos . "
Conclusões
em 31 de outubro de 2007, a FDA não acredita parabens apresentar um problema de saúde para os consumidores. Se sejam apresentadas novas provas que contradizem as evidências atuais , a FDA na época determinar se existe um perigo para a saúde pública.