Cada célula de cada organismo vivo contém um componente químico vital chamada ácido desoxirribonucléico (DNA). ADN contém o código genético para a célula e concepção, função e desenvolvimento do organismo . A tradução deste código resultou em avanços fenomenais no diagnóstico e tratamento de doenças e distúrbios físicos e no estudo do património e da genealogia , além de contribuir para o aumento da eficácia da aplicação da lei.
Saúde Cuidados e genética
com o "cracking " do código genético na década de 1950 , os geneticistas e especialistas médicos foram capazes de começar a identificar as características genéticas de doenças relacionadas com a hereditariedade que foram passados de pai para filho . Testes de DNA genéticos têm sido realizados sobre o público em geral desde 1960. Testes de triagem neonatal para fenilcetonúria ( PKU ) foram os primeiros desses testes de DNA genéticos administradas à população em geral . PKU é uma doença metabólica resultando em atraso mental sem tratamento precoce . Como os sintomas não são aparentes até as fases posteriores do desenvolvimento infantil , o tratamento deve ser iniciado nos primeiros dias após o nascimento para o sucesso ideal.
As décadas seguintes viram uma redução dramática nos casos de retardo mental relacionados com a PKU por causa da intervenção precoce. Sem os testes de triagem de DNA , as perspectivas para o diagnóstico e tratamento bem sucedido de PKU são muito reduzidos . Agora, com a capacidade de identificar geneticamente ainda mais as doenças e condições médicas , utilizando diferentes tipos de testes de DNA genético é rotina na prática clínica . Os diferentes tipos de testes de DNA para fins médicos incluem: testes de diagnóstico , o teste pré-sintomático , o teste do portador , o teste pré-natal e teste do pezinho
Forensics
O extraordinário. impacto dos testes de DNA na ciência forense tem transformado procedimento de aplicação da lei , resolveu paternidade civil, e mudou a percepção de justiça criminal. DNA " fingerprinting " (também chamado de " perfis de ADN " e " tipagem de DNA " ) foi introduzido para o processo probatório , em meados da década de 1980 pelo Dr. Alec J. Jeffreys da Grã-Bretanha . Esta técnica revolucionária , foi possível realizar testes de identidade humana e, em última instância, vincular os autores com os seus crimes. A precisão deste processo resultou no fechamento de milhares de casos criminais e anulou as condenações de centenas de pessoas injustamente presos. Privativa de testes de paternidade realizar centenas de milhares de testes por ano nos Estados Unidos . O número de laboratórios públicos forenses nos Estados Unidos cresceu a uma taxa exponencial ( em número maior que 150) e influenciou o avanço dos programas de DNA forense na Europa e na Ásia.
Genealogia
árvore genealógica é definida como o estudo de descendência familiar. Talvez o teste de DNA mais popular realizado relacionado à genealogia é o teste de paternidade que determina o pai biológico de uma criança. Testes de DNA também desempenham um papel importante em revelar outros aspectos da genealogia , como padrões de herança étnica e portador de determinadas condições médicas.
Questões importantes
Apesar dos benefícios obtidos a partir de testes de DNA , ele também levanta muitas questões controversas no setor privado e as comunidades acadêmicas e legais. Alguns desses problemas são: a falta de uma regulamentação uniforme para controle de qualidade , a violação dos direitos constitucionais à privacidade e à discriminação por companhias de seguros com base na história genética de um indivíduo
.