Um geneticista Inglês, Alex Jeffreys é creditado com o desenvolvimento do método para a identificação de indivíduos , ou perfis de ADN , em 1985. Ele descobriu que áreas específicas do DNA alojados certas sequências de DNA. Além disso, essas seqüências foram encontrados repetidamente. Ele também aprendeu que a quantidade de seções repetidas dentro de uma amostra seria diferente de pessoa para pessoa.
Função
Os seres humanos , como todos os organismos vivos , têm dentro eles DNA que é passado de seus pais. Este DNA é composto por " pares de bases ", que são os quatro blocos de construção , A, C , T e G. Eles são unidos entre si e formam , sequências do tipo cadeia longa. Estes são os genes em nossos corpos . Genes são as palavras genéticas que se comunicam com as nossas células e dizer-lhes o que fazer. Desde noventa e nove por cento do DNA humano é idêntico , as diferenças que são encontradas em pessoas são na ordem dos pares de bases .
Significado
Um das principais ferramentas para a aplicação da lei para resolver crimes é o uso da análise de DNA fingerprinting . Muitas vezes, quando um crime é cometido , o criminoso pode deixar para trás rastros de seu DNA que podem ser usados como prova em um processo criminal. Ao avaliar as amostras de sangue, sêmen , unhas, células da pele e outras matérias deixadas para trás em itens , como roupas e superfícies , os analistas podem conduzir a análise de impressões digitais de DNA. Eles comparam os resultados do teste de as evidências coletadas na cena do crime com o material genético do suspeito. Vai ou identificar a pessoa como uma possível fonte ou eliminar o indivíduo.
Benefícios
Além de ajudar a solucionar crimes , a análise de impressões digitais de DNA é útil para ajudar os pais e saúde prestadores de cuidados que estão em alerta para doenças hereditárias e distúrbios médicos em fetos e recém-nascidos. O teste de diagnóstico pode ser executada para as doenças tais como a doença de Alzheimer , anemia falciforme , distrofia muscular , doença de Huntington e hemofilia . DNA fingerprinting também é utilizada com o propósito de teste de paternidade para descobrir o pai biológico de uma criança . Em alguns casos , o teste é realizado para identificar a mãe .
Equívocos
O processo de análise de DNA tipicamente utilizado não identificar um indivíduo por seu DNA . Isso implicaria analisar os milhões de seqüências de pares de bases em seu DNA para revelar as sequências únicas . Geralmente , os analistas de DNA usar um método que revela " padrões de repetição " em partes do material genético. Este processo não identificar um indivíduo . No entanto, ele decidir se duas amostras de DNA são um jogo. Ele também pode determinar se as amostras são de indivíduos que estão associados ou não relacionados.