O laboratório de química clínica está equipada para analisar as propriedades químicas de sangue. O sangue contém diversos produtos químicos que são essenciais para o funcionamento do corpo . Estes produtos químicos incluem proteínas , enzimas, vitaminas , minerais, lípidos (gorduras) e açúcares . Diversas técnicas são utilizadas para medir esses produtos químicos no sangue.
Turbidometry
Turbidometry utiliza o princípio da absorção de luz para medir a concentração de produtos químicos na substância . Quando o plasma ou o soro do sangue é misturado com certos reagentes , a reacção química que se seguiu cria turbidez ou turvação, na amostra . A turvação é medida pela quantidade de luz que é permitido passar através da amostra . Quanto maior for a concentração do produto químico a ser analisado , a maior a turbidez , e menor a quantidade de luz que passa livremente através da amostra .
Colorimetria
Colorimetria funciona tanto da mesma maneira que turbidometry obras . A diferença é que os analisadores de colorimetria procurar uma mudança na cor da amostra depois de um reagente é adicionado à amostra . O grau de alteração da cor é directamente proporcional à concentração da substância a analisar na amostra . Assim, quanto mais químico presente na amostra , maior será a mudança na cor que será detectado pelo analisador .
Imunologia
Imunologia consiste na utilização de anticorpos dirigidos especificamente aos determinados produtos químicos para detectar os produtos químicos . No entanto , os anticorpos só são úteis na detecção de moléculas grandes como proteínas ou hormônios. Os anticorpos utilizados em química clínica são normalmente marcadas com um radioisótopo , ou uma enzima . Após a adição dos anticorpos para a amostra , o excesso de anticorpo é removido . O que quer que os anticorpos ligados à química que está sendo analisado será detectado através da etiqueta afixada.
Cromatografia
analisadores Cromatografia medir a concentração ea composição de compostos químicos , passando a ser amostra analisados através de uma coluna (geralmente de papel ou um gás) . À medida que a amostra passa através da coluna , os produtos químicos diferentes que constituem a amostra são separados . Os produtos químicos separados são então identificados pelo seu tamanho e forma na coluna . Muitos testes para drogas ilegais na urina e sangue são baseadas neste princípio .