Um estudo de 2001 conhecido como VIGOR (Vioxx GI Outcomes Research ) descobriram que os pacientes Vioxx estavam em risco significativamente maior de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral do que os pacientes que tomaram medicamentos para a dor , como naproxeno; essa diferença apareceu após cerca de dois meses após o início da medicação. Pacientes Vioxx enfrentou cerca de quatro vezes o risco de ataque cardíaco como aquelas em naproxeno, mas eles não enfrentam uma taxa de mortalidade significativamente diferentes.
APPROVe Estudo
Em 2004, o estudo aprovar ( Adenomatous Polyp prevenção sobre Vioxx ) sugeriu que os pacientes em Vioxx estavam em maior risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral em relação aos pacientes em placebos. Pacientes em Vioxx enfrentou quase duas vezes o risco de ataque cardíaco em pacientes em placebos. Eles não têm uma taxa de mortalidade mais elevada , no entanto.
Outros Estudos
Outros estudos realizados e financiados pela Merck descobriram que os pacientes Vioxx enfrentou até sete ou oito vezes o risco de eventos cardiovasculares do que aqueles colocados em placebos.
FDA Conclusão
analistas do FDA concluiu em 2004 que o Vioxx causou ataques cardíacos e derrames em muitos pacientes, e que até 40 por cento desses incidentes foram fatais . Como resultado, a Merck retirou voluntariamente o Vioxx do mercado.
Estudos Futuros
Um estudo de 2006 do " Journal of the American Medical Association " encontraram um risco aumentado de doença renal e cardíaca arritmia associado com a tomada de Vioxx .