Leve em conta a sua localização quando você encontrar um animal que você acredita pode ter raiva. A raiva é encontrado em todos os países , exceto para a Austrália , Nova Zelândia e Antártida. Também é muito raro no Reino Unido . Estes países têm controles rígidos sobre os animais . Uma vez que eles são nações insulares , é mais fácil para esses países para monitorar a entrada da doença. Se você estiver em qualquer um destes países , a chance de o animal ter raiva é pouca ou nenhuma .
2
Identificar o tipo de animal, e avaliar seu risco de raiva. Noventa por cento dos casos de raiva em animais domésticos estão em gatos, cães e gado. Gambás, guaxinins e morcegos são os animais selvagens mais comumente infectadas . Répteis, anfíbios, aves e peixes não podem contrair a raiva.
3
Tenha um veterinário procurar um local da ferida , se você suspeita que um animal tem raiva. O animal pode mastigar na marca de mordida , ajudando a determinar onde ele está localizado. Os primeiros sinais de uma infecção por raiva são muito difíceis de perceber. O animal não pode mudar na saúde ou temperamento . No entanto, uma vez que a fase prodrômica começa , febre, perda de apetite e alterações sutis no comportamento são muitas vezes comuns . A fase prodrômica dura entre dois e três dias .
4
Procure sinais de fúria do animal. Identificar a raiva em sua fase furioso é relativamente fácil. O animal pode tornar-se extremamente agressivo, não têm medo, constantemente rosnar , tornar-se desorientado e quer comer. Os sintomas físicos incluem convulsões, pupilas dilatadas e tremor. A fase furioso dura entre dois e quatro dias .
5
Procure sinais de paralisia do animal. Identificação da raiva na sua fase paralítica também é relativamente fácil . O animal perde a capacidade de engolir e, assim , vai espumar pela boca. A mandíbula pode cair , eo animal pode parecer que está sufocando . Esta fase dura de dois a quatro dias até que o animal entra rapidamente em coma e morre.