O gene p53 foi descoberto em 1979 por Arnold Levine, David Lane e William Velha. Foi inicialmente pensado para ser um oncogene , que é um gene que transforma as células saudáveis canceroso . Demorou uma década para que os cientistas perceber que o oposto era verdade : p53 realmente funciona para evitar que as células saudáveis se tornem tumores
Biografia de Gene p53
O gene p53. cria uma proteína que monitoriza as células de danos no ADN . A proteína tem o seu nome porque a sua massa molecular é de 53.000 unidades de massa atômica , eo " p " representa a proteína. Ela é encontrada em pequenas quantidades em células saudáveis , e dura apenas alguns minutos.
O gene p53 está localizado no número de cromossomos 17. A proteína p53 não é essencial para a vida, mas é muito importante guardar o saúde das células
travar crescimento Celular
Uma maneira . que p53 interrompe a produção de células tumorais é por travar o crescimento celular quando algo der errado . O ciclo celular tem vários postos de controle, e p53 pára o crescimento celular em G1 checkpoint quando forem detectados quaisquer problemas.
Desencadeando a apoptose , ou morte celular
A segunda maneira que a p53 lida com células tumorais é programando -os para a auto -destruição . Este processo é chamado de apoptose , e que é uma parte natural do ciclo celular . No entanto, as células danificadas por vezes, não recebem as instruções para a auto -destruição e pode passar a se tornar cancerosas .
Atuais
A partir de 2010 , os cientistas estão à procura maneiras de usar o gene p53 para combater com sucesso o câncer. Na maioria dos casos em que ocorrem tumores , o próprio gene p53 estiver danificado ou faltando , e alguns vírus podem até "desligar" o gene p53. Os cientistas estão buscando maneiras de substituir , reparar ou " ligar " o gene p53. Uma abordagem promissora é a utilização de vírus inofensivos para transportar p53 em células danificadas para que possa combater o câncer.