casa |  | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | Pesquisa Médica

Os efeitos da radiação no DNA Mutações

Radiation , ou mais especificamente , X e gama " ionizante " radiação pode causar estragos nas moléculas de seu DNA - o código genético de seu corpo. Uma forte dose de radiação pode matar células , o efeito de que pode ser imediatamente aparente . Doses não letais são outra questão. De acordo com o Departamento de ( DOE ) website da Energia , " O efeito da radiação não podem ser para matar a célula , mas a alterar o seu código de ADN de um modo que deixa a célula viva, mas com um erro no modelo de DNA . " Este " erro " é conhecido como uma mutação . Mutação e DNA

De acordo com o DOE , " as moléculas de DNA são extremamente longas cadeias de átomos de feridas ao redor de proteínas e embalados em estruturas chamadas cromossomos dentro do núcleo da célula. " Radiação ionizante empurra o elétron de sua órbita em torno do núcleo de um átomo . Se este elétron é a partir de um DNA ou molécula vizinha e " ataca diretamente e interrompe a molécula de DNA ", o efeito é conhecido como ação direta. Ação indireta , o processo responsável pela maior parte dos danos ao DNA causados ​​por raios-x, ocorre quando o elétron deslocado ioniza uma molécula de água , criando um radical livre . À medida que os desvios de radicais livres , tentando restaurar " uma configuração estável de elétrons ", pode interromper uma molécula de DNA. Se a ação é direta ou indireta, se ele danifica a molécula de DNA , uma mutação pode ocorrer

efeito da radiação sobre os nêutrons , no entanto, pode causar um nêutron para atacar diretamente um núcleo atômico - . Geralmente de carbono ou oxigênio núcleos - nocauteando fragmentos do núcleo. Essas partículas então ionizar elétrons próximos, criando o processo de radicalização livre descrito acima.
Células Somáticas

Quando a radiação cria mutação nas células não- germinativas , que pode eventualmente levar a perda de capacidade das células afectadas para controlar a sua divisão . Embora o efeito pode não aparecer durante um número de anos , a eventual divisão celular , não inibido pode causar o crescimento canceroso . Porque os cancros devido à exposição à radiação não são diferentes de outros tipos de câncer , a ciência não tem como descobrir a taxa de câncer causado por radiação . No entanto, o DOE aponta que certas partes do corpo são mais " radiossensível " do que outros. "Por exemplo , a medula óssea é mais sensível do que as células da pele ao câncer induzido pela radiação ", diz o DOE .

Germ Cells

mutações causadas em germe células de esperma e óvulos - são chamados efeitos " genéticos ou hereditários " . O DOE deixa claro que a mutação causada por radiação não resulta na " monstruosidades visuais de ficção científica ." Em vez disso, a mutação produz uma "maior frequência " dos tipos de mutações - positivas e negativas - que ocorrem naturalmente através da evolução . A investigação nesta área é limitado a estudos em animais e estudos de sobreviventes japoneses das bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki. Há um debate entre os pesquisadores sobre a extensão e as consequências para os seres humanos de , mutação hereditária induzida por radiação . Estudos têm mostrado grandes diferenças entre espécies de animais em sua susceptibilidade a mutação genética. Por exemplo, grandes cromossomos das moscas de frutas parecem ser particularmente sensíveis a mutação genética , enquanto os seres humanos " podem ser menos vulneráveis ​​do que se pensava", de acordo com o DOE .