Os cientistas consideram DNA fingerprinting muito preciso quando feito corretamente . No entanto, desde que os humanos desempenham um papel significativo no processo de impressão digital , erros podem ocorrer em laboratórios ou em cenas de crime . A contaminação cruzada de uma amostra daria uma impressão digital de DNA impreciso. DNA fingerprinting estabelece apenas uma probabilidade estatística de que as amostras coincidem. DNA fingerprinting não oferece certezas , mas comparando um número maior de amostras de diminuir a possibilidade de erros.
Intrusive
Seu DNA é muito pessoal, talvez mais pessoal do que qualquer outra tipo de DNA identification.Your pode dizer aos outros qualquer condição médica que você tem ou pode desenvolver-se. Se outras pessoas o acesso a esta informação , constituiria uma invasão de sua privacidade. Computadores costumam armazenar resultados impressões digitais de DNA , que sempre levantam preocupações sobre a privacidade das informações pessoais . Se os hackers conseguiram acesso a um banco de dados de armazenamento de impressões digitais de DNA , eles teriam acesso a informações extremamente pessoal.
Discriminação
Devido à natureza pessoal da informação fornecida pelo DNA fingerprinting , discriminação indevida pode resultar do uso indevido dessas informações. Seu DNA serve como um modelo para a sua história clínica e seu potencial para as condições futuras . O uso indevido dessas informações poderia incluir a discriminação por companhias de seguros (que pode recusar a cobertura ) ou empregadores (que pode se recusar a contratar funcionários com DNA indesejável ) .