Estudos na revista médica The Lancet em 1999 e os Anais da Farmacoterapia , em 2002, indicou um aumento do risco de conseqüências relacionadas com o fígado a partir do uso da nimesulida . Japão , Finlândia, Espanha , Turquia, Israel , Sri Lanka e Índia retirou a droga de seus mercados. Irlanda seguiu o exemplo em 2007, quando um estudo de coorte Irish Medicines Board revelou resultados semelhantes de aumento do risco de consequências hepáticas.
Outros Países
Nimesulida nunca entrou no mercado no Estados Unidos, Austrália ou o Reino Unido . Estes países retiraram a candidatura da nimesulida para aprovação em resposta aos resultados do estudo.
Nova Descoberta
Em 2006 , pesquisadores da Ohio State University descobriu que os derivados de nimesulida ( análogos ) parecem parar a produção de aromatase , uma enzima presente em cânceres de mama dependentes de estrogénio . De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde , um estudo de 2009 confirmou a eficácia de análogos de nimesulida . O artigo NIH indica que esses primeiros estudos sobre a droga poderia levar a seu desenvolvimento futuro como um tratamento para o câncer de mama .