Embora existam códigos escritos de ética para pesquisas com seres humanos , estes não podem cobrir todas as perguntas possíveis . Isto é especialmente verdadeiro quando novos tratamentos usando biotecnologia e de outras inovações estão envolvidos. O conselho de revisão resolve essas questões , o que pode envolver todo o grupo de estudo ou de membros individuais. Às vezes , os especialistas de ética médica são consultados .
Diretrizes Federais dos EUA
Nos Estados Unidos , o Departamento de Saúde e Serviços Humanos (DHHS ) é exigido por lei para a emissão regulamentos que protegem os sujeitos de pesquisa com seres humanos . O departamento também é necessário para implementar um programa para a instrução e orientação para questões éticas na pesquisa com seres humanos . Os Institutos Nacionais de Saúde e outras organizações que recebem recursos do DHHS com a finalidade de pesquisa com seres humanos devem ser guiados por princípios e diretrizes éticas publicados pelo DHHS .
Diretrizes Internacionais
A Organização Mundial da Saúde (OMS) publica as diretrizes internacionais para revisão ética da pesquisa médica com seres humanos . As orientações para os comitês de ética estão disponíveis na Internet em 14 idiomas. Estes estendeu padrões a serem utilizados para a revisão ética e científica da pesquisa. As orientações estão a ser usado juntamente com o consentimento informado .