Cerca de metade das pessoas que começam a terapia HGH experiência alguma forma de desconforto músculo-esquelético, e cerca de 25 por cento experiência retenção de água e inchaço das mãos , pernas e pés . Alguns usuários podem desenvolver a síndrome do túnel do carpo, uma condição em que as mãos e os pulsos formigar , dor ou tornar-se insensível . Embora muitos desses efeitos colaterais começam a minguar como o usuário torna-se mais acostumados com a droga , um grande número de pessoas têm efeitos colaterais tão graves que eles devem parar de tomar HGH.
Transtornos do Crescimento
a glândula pituitária bombas naturalmente a quantidade certa de hormônio do crescimento humano em pessoas mais saudáveis. Quando alguém adiciona um excesso de hGH para o corpo , eles podem desenvolver perturbações do crescimento , tais como acromegalia , ou gigantismo . Uma pessoa que sofre de gigantismo pode desenvolver um tumor no cérebro que faz com que a cabeça para alongar e crescer mais , as mãos, pés, mandíbula e língua a crescer anormalmente grande eo coração , fígado e baço para se expandir. O risco de desenvolver este tipo de distúrbio de crescimento é ainda maior em adolescentes e crianças que participam de terapia de HGH , porque seus corpos ainda estão produzindo grandes quantidades de hormônio de crescimento natural.
Ginecomastia
Ginecomastia é um distúrbio em que um homem desenvolve tecido adiposo da mama , como resultado de desequilíbrios hormonais. Estudos têm demonstrado uma correlação positiva entre o excesso de ingestão de HGH eo risco de ginecomastia. No New England Journal of Medicine , o Dr. Glenn Braunstein do Cedars -Sinai Medical Center, em Los Angeles, Califórnia citou um estudo em que 26 homens com baixos níveis de HGH recebeu hormônio de crescimento biossintético . Quatro dos 26 indivíduos desenvolveram ginecomastia, enquanto nenhum dos 19 indivíduos do grupo controle desenvolveram a condição. Os autores do estudo concluíram que o efeito foi provocado pela propriedade lactogênica do HGH sintético.
Câncer Riscos
De acordo com Samuel S. Epstein , MD, com a Coalizão de Prevenção do Câncer , HGH funciona estimulando o fígado a secretar mais -Like Insulin Growth factor, ou IGF-1. Numerosos estudos referência a uma correlação positiva entre elevados níveis de IGF-1 e aumento do risco de certas formas de câncer , como mama, próstata e cólon. Mesmo menores de IGF-1 estão associados com elevações de até 700 por cento maior risco de desenvolver câncer. Além disso , o IGF -1 também estimula o crescimento e propagação de cânceres menores, não diagnosticados , enquanto aumenta a resistência do cancro à quimioterapia.