Fibronectina funciona como uma cola , anexando células para suas matrizes. Esta proteína contém pelo menos seis sites que mostram afinidade para diferentes substratos , tais como receptores de colágeno, fibrina e da superfície celular , de acordo com o site Bioquímica Médica da página. Em 2007, pesquisadores da Universidade de Harvard foram capazes de crescer músculo cardíaco in vitro , utilizando a proteína fibronectina no início do procedimento , de acordo com um relatório da Sociedade de Massachusetts para a investigação médica .
Laminin
a laminina é uma glicoproteína grande produzidos nas formas liver.Different de laminina são encontrados em diferentes fases do desenvolvimento humano , bem como em diferentes tipos de tecidos . A laminina pode interagir com o colagénio tipo IV , bem como com uma molécula chamada entactina . Lamininas anormais podem causar problemas de desenvolvimento nos músculos , como a distrofia muscular.
Elastina e fibrilina
fibrilina e elastina na função parternish com colágeno , permitindo que os tecidos conjuntivos nos vasos sanguíneos e outros órgãos para esticar e depois voltar para suas posições originais. De acordo com a Fundação Síndrome de Williams , o corpo deixa de fazer elastina logo após a puberdade. Síndrome de Williams é uma condição genética rara que afeta a produção normal de elastina , e pode causar o estreitamento da aorta.