O câncer de próstata é uma causa conhecida de leituras de PSA . O problema com o teste é o que os médicos chamam de " especificidade " - câncer de próstata significa uma alta de PSA , mas um PSA elevado nem sempre significa câncer. Uma análise secundária , comparando PSA "livre" - e não ligada a uma proteína - a PSA " bound" , melhora a precisão do teste. Quanto mais baixa a percentagem de PSA livre , maior a probabilidade de um diagnóstico de cancro . Além do cancro , vários outros factores que podem aumentar a PSA .
Idade
Um aumento no PSA é um sintoma de envelhecimento em homens , como o tamanho da próstata aumenta , normalmente ao longo do tempo . O Notebook Family Practice cita valores normais de PSA como menos de 2,5 para os homens brancos entre 40 e 50 anos, enquanto para os homens entre 70 e 80 anos de idade, esse número salta para 6,5 . Figuras de PSA são sempre expressas em nanogramas por mililitro ou ng /ml.
Condições benignas ou atividade sexual
muitas condições médicas benignos pode causar leituras de PSA . A hiperplasia benigna da próstata , prostatite e infecções simples são causas comuns de leituras elevadas , e alguns médicos prescrevem a administração de antibióticos antes de re - ensaio, de modo a remover a última possibilidade . Os homens são exortados a evitar qualquer atividade sexual antes de dar a amostra de sangue para um teste de PSA , como a ejaculação pode aumentar os níveis de PSA por até 48 horas.
Procedimentos Médicos
Alguns procedimentos médicos aumentar os níveis de PSA no sangue . Estes incluem exames retais digitais, massagem da próstata e cateterismo. Desde DREs e testes de PSA são parte do mesmo processo de diagnóstico , os médicos aprenderam a desenhar a amostra de sangue antes de realizar o exame retal . Cistoscopias , um processo de diagnóstico em que o ureter e da bexiga são examinados visualmente com um tubo iluminado , pode ter o mesmo efeito.