O uso mais básico de impressões digitais de DNA é estabelecer a paternidade de uma criança. Cada pessoa recebe metade de seu DNA da mãe e metade do pai. Ao tomar amostras de sangue ou saliva da criança e possível pai, técnicos de laboratório pode determinar o pai, com certeza quase absoluta. Se a pessoa testada não é o pai , os técnicos pode ser capaz de determinar se o pai real está relacionada com base no código genético.
Auxiliar evidência Polícia
DNA em investigações forenses ainda é um fenômeno relativamente novo . Investigadores utilizado impressão digital genética , em 1986 . Naquela época, os investigadores forenses não foi possível determinar que uma determinada pessoa cometeu um crime, mas eles poderiam usar marcadores de DNA conhecidos para corrida , doenças e outros fatores para determinar se a pessoa colocar um conjunto de identificação de critérios . Os investigadores podem agora comparar o DNA de um suspeito com fluidos encontrados na cena do crime para determinar com uma certeza razoável de que uma pessoa cometeu um crime.
Doenças
Prever quando os bebês nascem , os médicos podem ter uma amostra de sangue para criar uma impressão digital de DNA para que o bebê . Os médicos são capazes de determinar se os bebés que tem os genes para algumas doenças dominantes , tais como a doença de Huntington . Identificação genética nestes casos também dá aos médicos uma idéia de se uma criança é provável ou predispostos a obter uma determinada condição . Este processo não está disponível com todas as doenças ainda.
Identificar corpos
patologistas forenses podem usar o DNA para determinar a identidade de uma pessoa morta em uma situação de desastre em massa , como uma guerra ou desastre natural. Nos Estados Unidos , algumas agências agora recolher os perfis de ADN de soldados , policiais, bombeiros e outros que podem morrer de forma trágica . O plano é que os peritos forenses poderão identificar essas pessoas mais facilmente em caso de uma situação de desastre .
Prevenção da doença
Como os pesquisadores a entender mais sobre o código genético , eles são capaz de usar as impressões digitais genéticas de um grande número de pessoas para identificar semelhanças e diferenças na saúde das pessoas com base no código genético. Usando essas amostras , os pesquisadores procuram semelhanças entre as pessoas com artrite, por exemplo, e então pode trabalhar em prevenção ou métodos de detecção precoce com esse conhecimento .