avaliação das tecnologias da saúde , também conhecida como avaliação de tecnologias em saúde, é o estudo sistemático de eficácia, custo , conseqüências sociais e implicações éticas de dispositivos médicos , procedimentos e políticas . As avaliações são realizadas por pesquisadores de uma gama de disciplinas , incluindo clínicos médicos , técnicos de laboratório , administradores de saúde e cientistas sociais . Um comunicado publicado pela Oxford University , em 2009 descreve avaliações de saúde como uma "ponte " entre a evidência médica e formulação de políticas que ajuda os provedores de serviços de saúde melhor estrutura de cuidados e distribuir recursos.
Métodos Quantitativos
métodos quantitativos na avaliação de tecnologias em saúde coletar e analisar dados numéricos sobre a questão de investigação particular. Os métodos quantitativos incluem instrumentos de pesquisa , análise de laboratório e observação direta , onde os dados é atribuído um valor numérico que é então usado para gerar uma descrição estatística. Os métodos quantitativos são úteis para responder a perguntas sobre a eficácia ou custo-efetividade de um tratamento de saúde ou dispositivo, mas são limitados no que diz respeito ao fornecimento de informações sobre como os profissionais e os pacientes se envolver com uma determinada tecnologia .
métodos Qualitativos
Enquanto os métodos quantitativos fornecer informações estatísticas , os métodos qualitativos oferecer descrições ricas sobre os comportamentos humanos , idéias e raciocínio. Em um artigo de 1998, sobre os métodos de avaliação de saúde , estudiosos sociais da Universidade de Nottingham estado que ferramentas qualitativas são especialmente úteis nas fases iniciais de um projeto de pesquisa, uma vez que ajudam os investigadores refinar a questão de pesquisa . Além disso, os métodos qualitativos ajudar os formuladores de políticas de saúde a identificar áreas de melhoria. Os métodos qualitativos na avaliação de tecnologias em saúde incluem a observação participante, entrevistas e análise de conversas , material de arquivo e registros de pacientes . Essas técnicas têm por objetivo identificar reações subjetivas às tecnologias de saúde e obter informações relacionadas com as crenças de saúde , a confiança , a preocupação e expectativas por parte dos profissionais e pacientes.
Avaliações e Ética
para todos os estudos quantitativos e qualitativos que usam participantes humanos na pesquisa de tecnologias em saúde , os investigadores têm a obrigação legal e ética de proteger sujeitos do estudo. Ética em pesquisa são um componente importante de avaliações de saúde e afetam diretamente os métodos investigadores usam para coletar informações. Pesquisadores assegurar que a participação em um estudo de tecnologias da saúde não prejudique a saúde ou o bem -estar dos participantes, e que todas as informações de saúde privada é mantida em sigilo. Ética estruturar a maneira que os pesquisadores recrutar participantes do estudo , bem como a forma como a informação em coletadas e analisadas.