Três grupos de crianças de 3 a 6 foram selecionados a partir de uma creche. Estas crianças foram colocadas , uma de cada vez , em uma sala cheia de brinquedos . Estes brinquedos incluiu uma boneca bobo , uma boneca inflável que iria voltar para uma posição vertical quando derrubado. Um grupo de crianças foi acompanhado por um adulto que passou vários minutos, atingindo a boneca bobo com um martelo enquanto o uso de linguagem agressiva , em seguida, deixou os filhos sozinhos para jogar. O segundo grupo foi exposto a um adulto que se sentou e tocou com eles de uma maneira tranquila e não-agressiva por alguns minutos, em seguida, deixou os filhos sozinhos. O terceiro grupo foi deixado para jogar no quarto sem quaisquer adultos presentes . Suas atividades foram monitoradas através de um vidro unidireccional, e gravações de vídeo foram feitas.
Consentimento
A preocupação ética fundamental na realização de experimentos psicológicos em crianças é a questão do consentimento . De acordo com a Associação Americana de Psicologia (APA) Código de Ética , os sujeitos de experimentação psicológica devem dar seu consentimento para participar do experimento. As crianças são consideradas incapazes de dar consentimento informado. Embora seja possível para os pais ou responsáveis para dar o seu consentimento em nome de seus filhos , papel de Bandura sugere que o consentimento foi obtido somente dos professores das crianças envolvidas.
Confidencialidade
Todas as informações sobre sujeitos experimentais são consideradas confidenciais , a menos que os assuntos dar o seu consentimento explícito para a sua publicação. Isto inclui nomes , fotografias, vídeos e descrições de como os sujeitos agiu ou respondido durante o estudo. Porque os assuntos neste caso foram todas as crianças , toda esta informação deveria ter permanecido confidencial. Em vez disso, vídeos das crianças realizando o experimento , foram publicadas e amplamente divulgadas. Isso viola as normas éticas atuais para ambos consentimento e privacidade.
Segurança
A regra mais básica da ética na experimentação humana é minimizar possíveis danos aos sujeitos. Se houver qualquer possibilidade de dano físico , mental ou emocional , os sujeitos devem ser plenamente informados dos riscos e seu consentimento obtido . Objetivo declarado de Bandura no experimento foi a de aumentar as tendências agressivas em crianças pequenas , expondo-os a modelos agressivos. Este tipo de modificação comportamental seria considerado dano mental por códigos éticos modernos , especialmente se os temas são crianças pequenas.