A principal função de microfilamentos é fornecer apoio para a célula. Microfilamentos dar a célula sua forma distintiva . A função global da célula determina a quantidade de microfilamentos presente numa célula . Os microtúbulos , no entanto, são necessários durante grandes mudanças celulares, tais como a mitose e endocitose . Os microtúbulos desempenham um papel importante no transporte celular. Durante a reprodução , a cauda do espermatozóide é composto por microtúbulos , que o ajudam a viajar ao longo da passagem vaginal para as trompas de falópio .
Localização
microfilamentos e microtúbulos são ambos localizada dentro do citoesqueleto da célula . O processo de mitose é dividido em seis fases , e durante a fase de interfase , o microtúbulo irá mover-se de uma das extremidades da célula para a outra e proporcionar o apoio do citoesqueleto necessário para a divisão celular . Microfilamentos tendem a ficar na parte mais exterior da célula interior e fechar para a membrana plasmática . Sua localização ajuda a fornecer a ação necessária e imediata quando os distúrbios experiências membrana plasmática.
Tamanho
Microfliaments olhar como barras de malha de tecido que pode dobrar e curva junto com a célula . Microfilamentos são extremamente finas , tornando-se os filamentos finos da célula . Os microtúbulos são muito maiores do que os microfilamentos e têm uma aparência bastonete reto e oco. Os microtúbulos segurar o celular junto como ele se move e se desloca ao longo do corpo .
Proteína
microtúbulos e microfilamentos diferem em suas estruturas de proteínas . Os microtúbulos são compostos de uma proteína globular chamado tubulina . As moléculas de tubulina são montados de um modo linear com o alfa e beta- tubulina alternada fazendo -se a microtúbulos . Microfilamentos são compostas por proteína de actina , em particular , da proteína F - actina . A seqüência das moléculas de F- actina determinar os tecidos de malha das microfilamentos .