casa |  | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | Segurança Alimentar

Por que os microrganismos de origem alimentar diferem dos microrganismos que causam intoxicação alimentar?

Microrganismos de origem alimentar são microrganismos que podem causar doenças de origem alimentar quando consumidos. Podem estar presentes em alimentos crus ou mal cozidos, bem como em alimentos processados ​​que tenham sido contaminados. Alguns microrganismos comuns de origem alimentar incluem:

* Bactérias , como Salmonella, Escherichia coli (E. coli), Listeria monocytogenes e Campylobacter
* Vírus , como norovírus, vírus da hepatite A e rotavírus
* Parasitas , como Giardia, Cryptosporidium e Trichinella espiralis

Microrganismos que causam intoxicação alimentar são microrganismos que produzem toxinas que podem causar intoxicação alimentar. Estas toxinas podem estar presentes nos alimentos mesmo que estes não pareçam estragados. Alguns microrganismos comuns de intoxicação alimentar incluem:

* Staphylococcus aureus
* Clostridium botulinum
* Clostridium perfringens
* Bacillus cereus

A principal diferença entre microrganismos de origem alimentar e microrganismos de intoxicação alimentar é que os microrganismos de origem alimentar podem causar doenças simplesmente por estarem presentes nos alimentos, enquanto os microrganismos de intoxicação alimentar devem produzir toxinas para causar doenças.

É importante notar que nem todos os microrganismos de origem alimentar são prejudiciais. Algumas, como as bactérias que produzem iogurte e queijo, são na verdade benéficas para a saúde humana. No entanto, é importante estar ciente dos riscos potenciais das doenças transmitidas por alimentos e tomar medidas para preveni-las.