Os EUA Food and Drug Administration determina o nível seguro de melamina como 0,63 miligramas por quilograma de peso corporal. Quando tomado em quantidades mínimas , a exposição de melamina não tem um efeito significativo sobre a saúde. O teor de ácido cianúrico em formaldeído e melamina , quando ingeridos em pequenas quantidades , não apresenta qualquer efeito agudo do corpo . Ingestão de grandes quantidades pode causar o risco de dor abdominal, vômitos , insuficiência renal, coma e, em casos extremos, pode levar à morte.
Pedras nos rins
É possível ter a formação de pedra nos rins , a partir da exposição à melamina . O ácido cianúrico encontrado em melamina pó pode ativar a formação de cristais bloqueando os tubos do rim e afectar significativamente as funções urinárias do corpo.
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Hong Kong mostrou que a quantidade de melamina presente na urina é proporcional com o tamanho das pedras nos rins encontrados em crianças que têm histórico de tomar leite em pó com melamina.
insuficiência Renal
a insuficiência renal pode ocorrer com melamina exposição e os níveis de ácido desequilibradas resultantes. Os sintomas incluem os níveis de fosfato e cálcio anormais, maior quantidade de líquidos no corpo e sangue na urina . A formação de cristais de pedras nos rins podem desencadear insuficiência renal. O ácido cianúrico em melamina também pode causar danos no tecido renal , fibrose e morte do tecido .
Melamina panelas
Algumas panelas é feita com uma combinação de melamina e formaldeído. O Centro de Segurança Alimentar adverte que os produtos químicos podem migrar para o alimento . A migração é influenciada pelo tipo e temperatura dos alimentos , bem como a duração do contato .