O objetivo da embalagem dos alimentos é proteger seu conteúdo de umidade , oxigênio, calor , insetos e outros fatores ambientais. A embalagem também deve ter propriedades antimicrobianas para evitar a deterioração , o que é particularmente importante para os alimentos , tais como vegetais, frutos e carnes . Se você não tem certeza se deve ou não uma embalagem é aprovado pela FDA , em contato com o FDA ou consultar o Código de Regulamentos Federais .
Plásticos
Plastics é um tipo de embalagem.
alimentos plásticos grau são plásticos que são de maior pureza do que os plásticos para embalagens não alimentares . Plásticos de qualidade alimentar não podem conter corantes e são limitados a certos tipos de plásticos reciclados . Apenas os recipientes de plástico que são aprovados pela FDA para um tipo específico de alimento pode ser utilizado . Um recipiente aprovado para um tipo de alimento não pode ser aprovado para outro. Alguns recipientes em contacto com alimentos com ácido alta , gordura ou teor de álcool são mais propensas a lixiviação de produtos químicos na comida em contato. Certos produtos químicos utilizados para a fabricação de embalagens também não deve ser superior a um determinado limite .
A preocupação com plásticos reciclados em embalagens de alimentos é o potencial para a presença de material não comestível para contaminar os alimentos em contacto. Fabricantes de embalagens de alimentos que desejam utilizar materiais recicláveis seria necessário apresentar um pedido que inclua detalhes do processo de reciclagem, fonte de materiais reciclados , e os exames laboratoriais realizados .
Bisfenol -A
Embora ainda não regulamentada , bisfenol -A (BPA) é um produto químico utilizado em embalagens de alimentos e mamadeiras . BPA foi declarado seguro em 2008, mas de acordo com o artigo do New York Times publicou em 15 de janeiro de 2010, a FDA está expressando preocupações de saúde com contato BPA . Pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Ciências de Saúde Ambiental tem mostrado o BPA causa transtornos reprodutivos , câncer, asma , doenças cardíacas e outros problemas de saúde . BPA está listado como um aditivo alimentar , mas o seu estatuto pode ser alterado a substância contato com alimentos para a regulação do empacotamento de alimento do FDA.