bisfenol A tem sido usada na produção de plásticos de mais de 50 anos . Os plásticos produzidos com bisfenol A pode ser clara, quase inquebrável, e muito durável. Devido à sua durabilidade , bisfenol A- plásticos produzidos são usados em garrafas de água , artigos esportivos, recheios e aparelhos dentários , dispositivos médicos, lentes para óculos , DVDs e CDs , e muitos aparelhos eletrônicos domésticos. O bisfenol A também tem sido utilizada como um material retardador de chama , um fungicida , e em resinas epóxi usado para alimentar pelagem e recipientes de bebidas . As vantagens de Bisfenol A residir na sua força e versatilidade.
Contras
bisfenol A tem sido associada a uma série de problemas de saúde e ambientais. Sob os auspícios do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos , um painel de especialistas concluiu que o bisfenol A tinham efeitos potencialmente negativos sobre o desenvolvimento do cérebro fetal e infantil e comportamento. Níveis de bisfenol A também têm sido associadas com a obesidade, problemas neurológicos , problemas de comportamento , perda de memória , alterações de humor, dificuldades de aprendizagem , e outros problemas de saúde .
Identificação
Muitos tipos diferentes de frascos de plástico estão actualmente no mercado , e não todos eles são feitos com bisfenol A. a classificação do sistema de plásticos em uso nos Estados Unidos podem ser utilizadas pelos consumidores para determinar se o Bisfenol a está presente numa especial garrafa de plástico. Os plásticos são classificados em sete tipos - alguns tipo 7 plásticos que contêm bisfenol A. Particularmente probabilidade de conter Bisfenol A são do tipo 7 plásticos rotulados como " PC ". Tipo 3 plásticos também podem conter Bisfenol A , particularmente susceptível nesses plásticos de um tipo PVC flexível . Tipo 6 ( poliestireno ) plástico não contêm bisfenol A, nem poliestirenos têm o potencial de quebrar em Bisfenol A.