Examine a comida que servem ou pacote em seu estabelecimento . Identificar onde riscos biológicos potencial químico , físico ou provavelmente iria ocorrer.
Determinar Pontos Críticos de Controle
Procure os pontos durante o processamento do alimento , onde os riscos podem ser evitados, reduzidos ou eliminado . Identificar Pontos Críticos de Controle , ou PCC , permite um estabelecimento para se concentrar na prevenção.
Estabelecer limites críticos e procedimentos de monitoramento
Definir limites para cada PCC para reduzir perigos. Por exemplo, se o perigo potencial é mal cozida de frango , estabeleceu um padrão para a temperatura interna mínima de frango cozido .
Decidir o melhor caminho para o estabelecimento para garantir que os limites críticos sejam atendidas. Designar funcionários para monitorar os limites de cada PCC.
Identificar Ações Corretivas
criar um plano para lidar com um limite crítico que não é cumprida . Decida de antemão o que ações corretivas terá lugar e criar um log para acompanhar todas as ações tomadas.
Verifique se o sistema funciona
avaliar o plano HACCP com freqüência. Examine os logs , registros de PCC ou gráficos para determinar as áreas mais fracas e rever e actualizar o plano conforme necessário.
Estabelecer procedimentos para documentação
Documente seu plano HACCP desde a criação até execução . Manter registros e gráficos para CCPs e ações corretivas e trabalhar com fornecedores que têm seus próprios planos para garantir o produto que você recebe é seguro quando ela chega.