Uma dose de nitrato de potássio, de pouco mais de uma onça pode matar uma pessoa . Isso, no entanto , é considerada uma dose grande , e uma pessoa seria altamente improvável que ingerir muito de uma só vez , a menos que veio direto de um frasco puro. O nitrato de potássio é frequentemente encontrada em vegetais que crescem no chão, mas apenas em quantidades vestigiais . Ela tem sido usada como conservante na Europa desde a Idade Média, e nos tempos atuais ela está listada sob o nome de E252 . Também tem sido usado no passado para tratar a pressão arterial elevada.
Exposição crônica
exposição a até mesmo pequenas doses de nitrato de potássio pode afetar algumas pessoas. Ele pode irritar o trato gastrointestinal , levando a problemas como diarréia e vômitos . Em casos raros , a exposição crônica pode causar metemoglobinemia , uma doença no sangue que pode causar uma série de problemas , incluindo vómitos, respiração irregular, convulsões, coma e até morte. A exposição crônica ao nitrato de potássio pode causar anemia também.
CCaims sexuais
Havia uma vez uma crença de largura que o nitrato de potássio pode causar impotência, mas a evidência científica desde há muito tem indicação em contrário. Nem, no outro extremo do espectro sexual , ele tem qualquer valor como um afrodisíaco.
Evitar completamente
Há momentos em que o uso de nitrato de potássio é não recomendado , período. As mulheres que estão a amamentar grávida , ou uma pessoa com alergias, ou uma pessoa com problemas renais devem evitá-lo completamente . Medicamentos e suplementos podem interagir desagradavelmente com nitrato de potássio. Aqueles que têm qualquer sintoma anormal devem consultar um médico .