O FDA mantém uma lista de materiais em contacto com alimentos que são geralmente reconhecido como seguro . A substância é listada como seguro com base em uma das várias diretrizes aprovadas pelo FDA ", seja através de procedimentos científicos ou, para uma substância usada em alimentos antes de 1958, por meio da experiência com base no uso comum na comida." Substâncias encontradas nesta lista são aprovados para uso em alimentos. Quaisquer substâncias que não são encontradas podem ser submetidos ao FDA para análise e consideração.
Migração de certos elementos
Todas as embalagens de alimentos, incluindo embalagens de papel , está sujeito a testes de química para determinar se ocorre a migração de certos elementos . Tal como definido pela SGS Consumer Testing Services , isto significa que os elementos indesejados pode ser transferida a partir dos pacotes para a comida . Estas substâncias indesejáveis podem tornar-se os aditivos alimentares indiretos causando a contaminação do produto e, em alguns casos , a doença em humanos.
Alimentos gordurosos e secos
Devido à propriedades variadas de produtos alimentares, papel em contacto com alimentos gordos são testados de forma diferente daquelas em contato com alimentos secos . Os métodos de ensaio são definidas pelo Code of Federal Regulations . Alimentos gordurosos são sujeitas a método de teste 21 CFR 176.170 e comida seca é regulada sob 21 CFR 176.180 . A principal diferença entre estes métodos é a lista de substâncias aprovadas para uso em produtos de papel. Isso ocorre porque alguns materiais são mais propensos a migrar para os alimentos gordurosos do que em alimentos secos .