A questão dos perigos de saúde associados com paletes de plástico surge a partir da utilização de um retardador de chamas químicas, éter decabromodifenílico , também conhecida como deca . Paletes de plástico são tratados com deca para reduzir os riscos de incêndio . De acordo com o Environmental Working Group, uma organização sem fins lucrativos que utiliza informação pública para defender questões de saúde e ambientais , os EUA Food and Drug Administration (FDA) deve dar a sua aprovação antes de deca pode ser usado em qualquer ambiente em que entrará em contactar com produtos alimentares . Em junho de 2009 , o Grupo de Trabalho Ambiental afirmou que frutas e verduras vendidas em paletes de plástico estavam sendo expostos a deca de maneiras que poderiam permitir que o produto químico a lixiviação na comida.
Questões Legais
Como o Environmental Working Group apontou, Maine e Washington tomaram medidas para proibir produtos domésticos tratados com deca de entrar em seus estados. O projeto de lei em Maine foi intitulado " Uma lei para proteger as mulheres grávidas e as crianças de produtos químicos tóxicos liberados na casa." Essas proibições não inclui paletes de plástico tratados com deca . O Grupo de Trabalho Ambiental foi fazer lobby junto ao FDA a proibir o uso de deca em torno da comida . A acção a nível federal veio em uma escala mais ampla , em dezembro de 2009, quando a Agência de Proteção Ambiental (EPA) anunciou que os fabricantes de deca concordou em eliminar gradualmente a utilização do produto químico em todas as aplicações nos Estados Unidos até o final de 2013.
Preocupações
acordo com a " pallet Empresa ", uma revista de comércio para a indústria de paletes e serraria , a legislatura do estado de Oregon aprovou uma lei que proíbe a química, assim proibir a introdução de qualquer produto que contenha deca em Oregon partir de 1 º janeiro de 2011. Segundo uma nota de imprensa do Legislativo , Oregon se tornou o quarto estado a aprovar uma proibição deca , seguindo Washington, Maine e Vermont. Os legisladores citou estudos que mostram que a deca migra de seu hospedeiro para o meio ambiente e , em seguida, em seres humanos, onde se acumula no tecido adiposo e divide-se em formas tóxicas . Os fabricantes de paletes de plástico estão buscando uma isenção da proibição.
Impacto
paletes de plástico com deca ainda estará em uso até o final de 2013 em quase todos os estados, no âmbito do acordo voluntário entre a indústria ea EPA . Até então, como citado pelos legislativos estaduais do Maine, Washington e Oregon, paletes de plástico tratado com deca vai continuar a representar riscos potenciais à saúde , principalmente quando utilizado para o transporte de frutas e verduras vendidas sem embalagem protetora.