Crianças que estão com menos de quatro meses de idade estão em maior risco de serem afetadas por nitrato e nitrito de exposição , de acordo com a Agência de Substâncias Tóxicas e Registro de Doenças. Bebês que são expostos à água potável que contenha esses dois íons desenvolverem metemoglobinemia , que é comumente referido como " síndrome do bebê azul ". Essa condição impede que o sangue do bebê de transporte de oxigênio e faz com que o bebê a virar uma cor azul-cinza , de acordo com o Departamento de Saúde Vermont. Os bebês com a doença estão em risco de coma ou morte.
Defeitos congénitos
defeitos congênitos pode ocorrer se uma mulher grávida é exposta a altos níveis de nitratos e nitritos . Retardo do crescimento intra-uterino , malformações cardíacas e defeitos do sistema nervoso podem ocorrer , de acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos . Estar exposto a nitritos e nitratos durante a gravidez também é pensado para colocar o bebê em um maior risco de Síndrome da Morte Súbita Infantil após os tumores cerebrais de nascimento e na infância , de acordo com a EPA.
Câncer risco
a maioria dos médicos especialistas acreditam que há um risco aumentado de câncer entre aqueles que estão expostos a nitritos e nitratos , embora esta teoria ainda não foi comprovada. No entanto , os estudos descobriram que os nitratos e nitritos aumentar o risco de câncer em animais , de acordo com o Departamento de Saúde de Ohio. Acredita-se que o câncer de bexiga e câncer de cólon , tanto pode estar ligada à exposição nitrito e nitrato .
Outros Saúde Preocupações
exposição a nitritos e nitratos é pensado para aumentar a risco de diabetes na infância , micção freqüente , diarréia recorrente , infecções do trato respiratório recorrentes e baço hemorragia , de acordo com a EPA. As crianças que são expostas a esses dois íons podem desenvolver câncer no cérebro. Quando um indivíduo ingere uma grande quantidade de nitritos e nitratos , ele ou ela pode sentir dor abdominal, sangue nas fezes e urina, desmaios , fraqueza muscular e , em casos graves, até mesmo a morte , de acordo com a Agência de Proteção Ambiental.