Papaya tem sido uma importante cultura no Havaí. Na década de 1940 , um vírus mortal micose começou infectar mamoeiros , na ilha de Oahu , obrigando os produtores a mudar para Puna . Quando o vírus se espalhou lá , os pesquisadores começaram a trabalhar em um mamão geneticamente modificado que foi resistente ao vírus. Trials começou no início dos anos 90 , eo novo papaya recebeu a aprovação da FDA em 1997.
Preocupação entre os produtores orgânicos do
agricultores mamão orgânicos estão preocupados que o pólen e as sementes de o (GM ) de mamão geneticamente modificado vai se espalhar para sua própria produção . Isso parece ter ocorrido , embora haja divergências sobre a extensão da contaminação. Culturas alterados pela estirpe GM não pode mais ser certificada como orgânica. Mercados Orgânicos no exterior já estão céticos sobre a pureza do mamão orgânico do Havaí . Produtores orgânicos também argumentam que mamão GM baixou os preços e eliminou pequenas fazendas familiares .
Outras preocupações ambientais
mamão transgênico foi criado por injetar o gene em um vírus planta saudável , tornando-a resistente a micose nas mesmas vacinas contra a gripe maneira funcionar em humanos . Alguns cientistas se preocupe este gene poderia interagir com outros vírus para criar um vírus causador de doença potencialmente mais virulento. Eles também temem que , ao mesmo tempo resistente a micose, mamão transgênico pode ser mais suscetível a outros vírus.
Resposta dos mercados no exterior
Enquanto mamão transgênico foi vendido no Estados Unidos desde a aprovação da FDA em 1997, e no Canadá desde 2003, outros países têm resistido produtos GM ou contra -lo completamente. As vendas para o Japão , tradicionalmente responsável por até 40 por cento do mercado de mamão do Havaí , que sofreu até o Japão finalmente aprovou a venda de mamão transgênico no início de 2010 . A União Europeia manteve-se firmemente contrário de todos os produtos GM .