Coloque luvas de borracha e uma máscara cirúrgica antes de tocar a pessoa lesada .
o Exame
2
Pergunte a pessoa lesada se ele ou ela tem uma dor de cabeça, está enfrentando dificuldades com a visão , está sentindo uma falta de equilíbrio ou é enjoado . Se a resposta a qualquer destas perguntas é "sim", suspeitar de um ferimento na cabeça.
3
Sinta o crânio da vítima e da face, e observe contusões, lacerações , sangramento, sangue ou fluidos no nariz ou ouvidos , as depressões do crânio , ou danos aos olhos . Se algum destes são encontrados , suspeitar de um ferimento na cabeça. Consulte " Como Realizar uma Pesquisa Secundária da Cabeça. "
4
Olhe para o crânio da vítima e do rosto para qualquer hematomas ou descoloração , especialmente atrás das orelhas ou ao redor dos olhos . Se alguma contusão é visto, suspeitar de um ferimento na cabeça.
5
Tomar o pulso da pessoa ferida e freqüência respiratória . (Consulte " Como tomar o pulso " e " Como tirar um ritmo respiratório. ") Se o pulso é lento ou delimitadora , ou se a taxa respiratória é irregular, suspeitar de um ferimento na cabeça.
6
Shine a lanterna ou farol nos olhos da pessoa ferida e observar como os alunos respondem à luz. Se os alunos são desiguais em tamanho ou reagir lentamente à luz por quase contratante, suspeitar de um ferimento na cabeça.
Registrar resultados
7
Anote suas observações , e da mão estes mais cuidado quando é transferido para um profissional médico.