Determinar se a vítima entrou em um corpo de água com força a partir de um alto trampolim ou deslizou um longo declínio íngreme. Estas duas actividades têm sido associados com o afogamento seco . A vítima sufoca involuntariamente , segurando a respiração ou experimentando um espasmo muscular da laringe.
2
Decidir se é possível epiglote da vítima foi atingido com força com as gotas de água. Isso faz com que a aba para espasmo e fechar sobre a traquéia. Uma vez fechada, a água eo ar são incapazes de entrar nos pulmões .
3
Observe se alguém está sufocando ou engasgos enquanto eles estão na água ou perto dela . Ele pode ser uma indicação de que a água atingiu a epiglote e causou espasmos . Isto pode ocorrer na água ou depois de sair da água e ocorre geralmente de 6 a 10 minutos após a água atinge a epiglote .
4
Examinar uma vítima de afogamento seco , e pode revelar água no estômago, mas não nos pulmões . Água nos pulmões indica que a vítima estava viva antes de submersão, mas a ausência de água indica afogamento ou morte seco antes de se afogar.