O torniquete datas já que o tempo dos antigos gregos e romanos . Os documentos descrevem a utilização de dispositivos de compressão para controlar o sangramento excessivo dos membros durante campanhas militares . Em 1718 , cirurgião francês Louis Petit inventou um dispositivo baseado em parafuso mais parecida com a noção do torniquete tradicional. Na verdade, Petit chamado o dispositivo um " torniquete ", baseado na palavra francesa " tourner ", que significa " girar ". De importância semelhante , Joseph Lister (1827-1912) ganhou crédito como o primeiro a ter usado um torniquete para criar um campo cirúrgico sem sangue . Em 1873 , Johann Von Esmarch construído um torniquete de um material superior, ou seja, de borracha. Em 1904, um grande avanço ocorreu com o modelo inflável de Harvey Cushing, aplicadas com gás comprimido. Este modelo pode ser aplicado e removido rapidamente e, portanto, limitar a paralisia do nervo , um efeito comum da aplicação dos modelos anteriores . Com o advento do início de 1980, o projeto do torniquete viu melhora significativa, como James McEwen inventou um dispositivo eletrônico que utiliza um microprocessador.
Tipos
partir de 2009 , existem dois tipos básicos de torniquetes : torniquetes cirúrgicos e torniquetes de emergência . Dos torniquetes cirúrgicos , existem dois modelos básicos : noninflatable torniquetes ( nonpneumatic ) e torniquetes pneumáticos. Cirurgia moderna hoje faz uso extensivo dos torniquetes pneumáticos , como eles são mais convenientes e seguros. O garrote pneumático faz uso de gás que entra um manguito inflável , que é regulada por um dispositivo sobre o aparelho. Desta forma , a quantidade de pressão exercida sobre o membro pode ser cuidadosamente controlada . O torniquete de emergência é muitas vezes construídas às pressas para fora do pano de reposição e uma vara solta usado para torcer o pano . Torniquetes de emergência são geralmente utilizadas como último recurso para parar o sangramento grave.
Uso cirúrgico
Em um ambiente cirúrgico, o torniquete impede o fluxo sanguíneo para os membros e permite que os cirurgiões a operar em um campo exangue . Os benefícios do torniquete cirúrgico permite que os cirurgiões para realizar procedimentos precisos em curtos períodos de tempo . Além disso, o torniquete concede os cirurgiões eo paciente maior segurança .
Uso não-cirúrgico
O torniquete de emergência é usado como um último recurso , devido ao potencial devastador efeitos da sua aplicação . Este uso não-cirúrgico do torniquete é encontrada comumente no serviço militar, como aplicação rápida de um torniquete para um soldado ferido muitas vezes pode salvar a vida do soldado.
Perigos
o uso do torniquete de emergência faz com que o receptor susceptível a danos nos nervos grave . Devido a este facto , a perda do membro inferior a aplicação não é incomum . A paralisação súbita do fluxo de sangue para o tecido abaixo do torniquete , resulta frequentemente na morte do tecido . Um torniquete de emergência que tem sido aplicado por várias horas é realmente a certeza de causar um grau de dano , resultando na necessidade de amputar o membro. A lesão do nervo e paralisia não é exclusivo de utilização do torniquete de emergência , como esta também pode ser encontrado no uso do torniquete cirúrgica . As complicações surgem quando o torniquete é aplicado de forma inadequada ou sem pressão suficiente.