Os EUA Food and Drug Administration (FDA ) separa lasers em quatro classes . Cada classe indica o tipo de luz a laser produz e quanto perigo ou risco de radiação os presentes a laser. Produtos da classe I contêm normalmente a radiação do laser no interior do produto , tal como uma impressora a laser . Produtos de Classe II emite o laser externamente, como scanner de código de barras, produtos Classe III emitem lasers externamente com um risco ligeiramente maior que a classe dois produtos , e produtos de classe IV incluem alguns dos mais poderosos lasers utilizados para procedimentos médicos e espectáculos de luz laser.
Segurança
Segundo a Segurança e Saúde Ambiental site da Universidade de Princeton , a maioria dos ponteiros laser fabricados nos Estados Unidos são os lasers de classe II , e eles não costumam exceder uma saída de energia de cinco watts . No entanto, mesmo os ponteiros laser que emitem a potência recomendada, se usados de forma inadequada , pode representar risco potencial para os olhos.
Lasers mais perigosas
Enquanto a maioria dos lasers vendidos nos Estados Unidos são seguros, existem alguns ponteiros laser não regulamentados ou estrangeiros - fabricados e muitas vezes são vendidos com rotulagem inadequada . De acordo com o FDA , os lasers verdes tendem a ser mais fortes do que os ponteiros laser vermelho , com alguns ponteiros laser verde sendo encontrado para emitir até 15 watts de potência.
Damage é
limitada
A Segurança e Saúde Ambiental local da Universidade de Princeton descobriram que a maioria dos ponteiros laser não representam um risco significativo a longo prazo de lesões oculares . Na maioria dos casos , os usuários que tiveram exposição direta dos olhos um ponteiro laser experiente " flashblindness " temporária, que diminuiu ao longo do tempo . No entanto, é possível incorrer em dano permanente à retina. Precauções
Segurança
Para evitar lesões oculares causadas por um laser , os usuários devem nunca um laser diretamente no seu olho ou o olho de alguém e não deve apontar um laser em uma multidão ou público desavisado. Os usuários também devem verificar o rótulo do laser para garantir que ele não emite mais de cinco watts de potência. Enquanto lasers mais potentes podem ser usados com segurança , cuidado extra deve ser usado para garantir que o laser não está apontado para o olho. As crianças nunca devem brincar com lasers sem supervisão .