Os glóbulos vermelhos são usados para transportar oxigênio para os músculos que é necessário para gerar energia. Quando você treina em altitudes mais elevadas os rins excretam mais do hormônio eritropoietina . Isso aumenta o suprimento de células vermelhas do sangue que o corpo possa transportar oxigênio de forma mais eficiente e rápida.
Aumento da Endurance
O aumento das células vermelhas do sangue é uma mudança temporária, mas tem a duração de até 120 dias em níveis mais baixos. Isso significa que, quando os atletas competir ou treinar em níveis mais baixos , a contagem de células vermelhas do sangue superior permanece em seu corpo. Isto dá-lhes uma vantagem, porque eles geram mais energia , devido ao aumento do nível de oxigênio no sangue , o que aumenta a sua resistência durante as corridas .
Alterações nas células musculares
Durante o treinamento , os atletas foram mostrados para ter um maior número de pequenos vasos sanguíneos em seus músculos . Consequentemente , isto aumenta o fornecimento de enzimas , tais como as mitocôndrias e mioglobina disponíveis para os músculos . Estas enzimas são essenciais para a produção de energia, e com um aumento da produção de energia de alimentação pode ser maior e mais eficiente para o atleta .
Perigos
Há também perigos associados a treinamento de alta altitude. A hiperventilação ocorre devido à redução do nível de oxigênio nos pulmões . A hipotermia é possível porque o corpo do atleta perde muito calor durante o exercício e não pode manter o calor . É possível que os atletas experimentam a doença de altura . Os sintomas incluem náuseas, dores de cabeça e tonturas . Altitude doença é causada pela incapacidade do organismo para ajustar para os níveis mais baixos de oxigênio. Finalmente, edema pulmonar pode ocorrer em que o líquido se acumula nos pulmões e restringe o consumo de oxigênio do atleta , fazendo com que a doença de altura aguda.