Óleo mineral não se dissolve em água e pode solidificar à temperatura ambiente. Quando aquecido , o óleo mineral pode produzir gases tóxicos, como monóxido de carbono. O óleo mineral é combustível , tanto na forma líquida e de vapor , mas só a temperaturas muito elevadas . Torna-se um vapor inflamável , a uma temperatura de 275 graus Fahrenheit . Ele vai continuar a queimar em forma de vapor a temperaturas superiores a 500 graus Fahrenheit.
Efeitos externos sobre o corpo
O óleo mineral é mais comumente usado no cuidado da pele . O facto de que é não- solúvel em água faz com que seja útil para ajudar a hidratar a pele através da formação de uma camada sobre a pele , impedindo-a de perder mais água . Existem muitos tipos de óleo mineral nestes tipos de produtos, que vão desde a vaselina (ou seja , vaselina) parafina líquida de luz ( na maioria das vezes usado em óleos de bebê ) . As reações da pele para óleo mineral são raros, mas a irritação pode ocorrer se um usuário é hipersensível ou tem contato prolongado da pele com óleo mineral não tratada. Pessoas com pele ou problemas respiratórios são mais susceptíveis de serem afectadas .
Efeitos internos
Quando inalado , o óleo mineral pode causar tosse ou dificuldade para respirar. Inalação prolongada de forma de vapor pode causar aspiração baseada em química. Se ingerido , o óleo mineral provoca irritação do estômago , incluindo dores de estômago , náuseas, vômitos e diarréia. Ingestão prolongada de quantidades de óleo mineral pequena ao longo do tempo pode causar danos ao fígado , devido ao acúmulo de substâncias químicas no organismo.
Outros efeitos
Quando aquecer pequenas quantidades de líquido, óleo mineral é muitas vezes usado para garantir que os líquidos não se evaporar . O mesmo vale para as amostras de reações em cadeia da polimerase quando o DNA está sendo desnaturado . A razão para isso é que, quando as moléculas pesadas de óleo mineral atender as dos líquidos , pesa -los para que eles não podem alcançar a velocidade molecular necessário para evaporar .