casa | | Informação em Saúde > | Segurança Pública Saúde | ergonomia
O que é uma identificação imediata?
A identificação imediata, comumente referida como "identificação de testemunha ocular" ou "identificação de comparecimento", refere-se a um procedimento em que uma testemunha ou vítima de um crime tem a oportunidade imediata de identificar o perpetrador logo após a ocorrência do incidente.
Durante uma identificação imediata, os agentes da lei ou investigadores apresentam um suspeito, geralmente minutos ou horas após o crime, para a testemunha observar. A testemunha é questionada se consegue identificar a pessoa como o agressor.
O objectivo da identificação imediata é obter uma identificação oportuna e potencialmente precisa do perpetrador, enquanto a memória da testemunha ainda está fresca e vívida. Acredita-se que a identificação feita logo após um evento pode reduzir a probabilidade de identificação errada e aumentar a fiabilidade dos relatos de testemunhas oculares.
No entanto, as identificações imediatas também podem ser problemáticas e susceptíveis a erros devido a factores como o stress, a ansiedade, as oportunidades limitadas de observação ou a influência de pistas sugestivas por parte das autoridades. Para garantir a confiabilidade e a justiça das identificações imediatas, diretrizes e procedimentos rigorosos são seguidos pelas agências de aplicação da lei. Estas diretrizes visam minimizar o risco de identificação incorreta e salvaguardar os direitos dos acusados.