casa |  | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | ergonomia

O que é tecido avascular?

Tecido avascular carece de vasos sanguíneos e, portanto, não recebe oxigênio e nutrientes diretamente do sistema circulatório. Em vez disso, estes tecidos obtêm nutrientes e oxigénio através da difusão dos tecidos circundantes.

Exemplos de tecidos avasculares incluem:

- Cartilagem: A cartilagem é um tecido conjuntivo encontrado em várias partes do corpo, como articulações, orelhas e nariz. É composto por células especializadas chamadas condrócitos que produzem e mantêm a matriz extracelular, que contém colágeno, proteoglicanos e água. A cartilagem recebe nutrientes e oxigênio do líquido sinovial circundante ou por difusão de vasos sanguíneos próximos.


- Córnea: A córnea é a camada transparente e mais externa do olho que cobre a parte frontal do globo ocular. É composto por várias camadas de células especializadas e fibras de colágeno. A córnea é avascular e recebe oxigênio e nutrientes do filme lacrimal circundante e do humor aquoso, um fluido que preenche a câmara anterior do olho.


- Epiderme: A epiderme é a camada mais externa da pele. É composto por múltiplas camadas de células queratinizadas que proporcionam uma barreira protetora contra fatores externos. A epiderme é avascular e recebe nutrientes e oxigênio da derme subjacente, que contém vasos sanguíneos.


- Dentina: A dentina é um tecido duro e mineralizado que constitui a maior parte da estrutura dentária, localizada abaixo do esmalte. A dentina é produzida por odontoblastos, células localizadas na cavidade pulpar. A dentina é avascular e recebe nutrientes e oxigênio da cavidade pulpar através dos túbulos dentinários, canais microscópicos que se estendem da polpa até a superfície da dentina.