casa | | Informação em Saúde > | Segurança Pública Saúde | ergonomia
O que é ereção?
A ereção é o processo pelo qual o pênis ou clitóris fica cheio de sangue, tornando-o firme e ereto. Nos homens, este processo é geralmente desencadeado pela excitação sexual, enquanto nas mulheres pode ser desencadeado por uma variedade de factores, incluindo excitação sexual, estimulação física ou alterações hormonais.
O processo de ereção começa com a liberação de óxido nítrico (NO) dos nervos do pênis ou do clitóris. O NO então faz com que os músculos dos vasos sanguíneos do pênis ou do clitóris relaxem, permitindo que mais sangue flua para o tecido. Este aumento do fluxo sanguíneo faz com que o pênis ou clitóris se expanda e fique ereto.
Depois que ocorre uma ereção, ela é mantida pela liberação contínua de NO. Se o fluxo de NO for interrompido, a ereção acabará por diminuir. Nos homens, isso pode ocorrer como resultado da ejaculação, do orgasmo ou simplesmente da diminuição da excitação sexual. Nas mulheres, a ereção pode diminuir como resultado do orgasmo, da diminuição da excitação sexual ou de alterações hormonais.
A ereção é uma parte importante da função sexual em homens e mulheres. Nos homens, é necessário para alcançar e manter uma ereção adequada para a relação sexual. Nas mulheres, pode aumentar o prazer e a satisfação sexual.