casa |  | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | ergonomia

O que é o exame de sangue Bassos Auto Abs?

O teste automático de ABS de Bassos era anteriormente conhecido como teste de autoaglutinina de Bassos. Ele detecta se um paciente possui autoaglutinina anti-A1 presente no soro ou plasma. O anti-A1 é uma das muitas autoaglutininas que podem interferir nos testes, causando autoaglutinação de glóbulos vermelhos (hemácias).
O exame de sangue Bassos auto ABS é normalmente realizado como parte de uma triagem de anticorpos, que é um painel de testes usado para identificar anticorpos no sangue de uma pessoa que podem reagir com o sangue transfundido. Pode ser utilizado em casos de suspeita de reações transfusionais, anemia hemolítica autoimune ou quando os pacientes apresentam teste direto de antiglobulina (DAT) positivo.

Procedimento

O exame de sangue Bassos auto ABS é realizado misturando o soro ou plasma do paciente com um painel de glóbulos vermelhos A1 e A2. Se o paciente tiver autoaglutinina anti-A1, isso fará com que os glóbulos vermelhos A1 se aglutinem (aglomerem). Os glóbulos vermelhos A2 não serão afetados.

Interpretação

Um resultado positivo do exame de sangue Bassos auto ABS indica que o paciente tem autoaglutinina anti-A1 no sangue. Isso pode ser causado por diversas condições, incluindo:

- Anemia hemolítica autoimune é uma condição na qual o sistema imunológico do corpo ataca seus glóbulos vermelhos saudáveis.
- Reações transfusionais pode ocorrer quando uma pessoa recebe uma transfusão de sangue incompatível com seu tipo sanguíneo.
- Outras condições médicas , como certas infecções, cânceres e doenças autoimunes, também podem causar o desenvolvimento de autoaglutinina anti-A1.
No entanto, é importante observar que um resultado positivo do exame de sangue Bassos auto ABS nem sempre indica um problema médico. Em alguns casos, pode ser uma descoberta temporária que se resolve sozinha.

Portanto, um resultado positivo do exame de sangue Bassos auto ABS deve sempre ser interpretado no contexto da situação individual do paciente e da saúde geral. Testes adicionais podem ser necessários para determinar a causa da autoaglutinina e descartar quaisquer condições médicas subjacentes.